Ao finalizar a Audiência Geral desta quarta-feira, dois representantes da caravana de motociclistas que nestes dias percorreu a Europa, entregaram um capacete branco ao Papa Bento XVI, como símbolo de seu desejo de ver livres aos seqüestrados na Colômbia.

O jornalista colombiano Herbin Hoyos, diretor do programa "As vozes do seqüestro", e Jenny Mendieta, filha do general Luis Mendieta, seqüestrado há 11 anos, fizeram a entrega do simbólico presente ao Santo Padre. No momento da entrega, um numeroso grupo de colombianos exclamava: "Libertem os seqüestrados!"

Ao receber o capacete, o Papa Bento XVI assinalou que "vamos orar muito por eles. Vamos pedir por sua liberação".

Este objeto leva o símbolo da Caravana Motorizada Internacional pela Liberdade dos Seqüestrados, aonde se aprecia uma moto e um condor com as asas estendidas. O grupo percorreu a Espanha, França e Itália para pedir a liberação dos reféns em poder das FARC, assim como os já liberados reféns do navio espanhol Alakrana.

Esta iniciativa, explicaram, também buscam realizá-las com distintos chefes de estado. Estiveram presentes na Sala Paulo VI alguns bispos colombianos com ex-seqüestrados assim como parentes de alguns reféns.