Para ademais de se preparar, em ambiente de festa, para a visita do Santo Padre Bento XVI, que coincidirá com o décimo aniversário da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima celebrará em 2010 o Centenário do Nascimento de Jacinta Marto.

“No próximo ano de 2010 tentaremos estabelecer, dando continuidade aos anos anteriores, uma ligação entre o Décimo Mandamento – Não cobiçar as coisas alheias –, e a celebração do Centenário do Nascimento da Beata Jacinta. Procuramos uma formulação de tema positiva, que nos ajudasse a fazer alguma proposta a partir da Escritura, do Catecismo da Igreja Católica, e que, ao mesmo tempo, procurasse captar uma das facetas fundamentais da vida de Jacinta Marto. Por isso, escolhemos como frase–chave, como slogan, Reparte com alegria, como a Jacinta”, anunciou o Padre Virgílio Antunes, reitor do Santuário de Fátima à comunicação social, na peregrinação aniversária de Outubro.

“De fato, Jacinta Marto tem esta característica. É aquela criança que está sempre disponível para Deus e sempre disponível para os outros, concretamente na prática dos sacrifícios, da oração e da esmola”, acrescentou o Padre Antunes.

No contexto da celebração deste Centenário, será realizado em Junho, em data e com programa ainda a ser definido, um congresso que terá como ponto de partida a vida e o testemunho de Jacinta Marto.
Também na Peregrinação das Crianças, anualmente a 9 e 10 de Junho, a pequena vidente de Fátima será a figura inspiradora.

Neste âmbito concreto da aposta do Santuário de Fátima na pastoral infantil e juvenil, a instituição se propõe, a partir de Dezembro de 2009, no terceiro sábado do mês, a realizar um programa específico e especial para as crianças, marcado por momentos de oração e de catequese.