Esta manhã, no Escritório de Imprensa da Santa Sé, apresentou-se a 24° Conferência Internacional promovida pelo Pontifício Conselho para a Pastoral Sanitária, que será celebrada entre 19 e 21 de novembro na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, e cujo tema este ano é: "Effatà! A Pessoa surda na vida da Igreja".

Na apresentação o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, destacou que no mundo existem 278 milhões de pessoas com déficit auditivo, das quais 59 milhões padecem surdez total. 80 por cento das pessoas surdas reside nas zonas do planeta menos desenvolvidas, enquanto que da Igreja Católica formariam parte um milhão e trezentos mil surdos, que encontram, "dificuldades para participar plenamente na prática religiosa".

A conferência, em que participarão 498 pessoas das quais 89 são surdas, nasce da necessidade de promover e melhorar o compromisso neste setor da deficiência para "chegar a uma integração efetiva dos surdos", adicionou o Arcebispo.

O Presidente do Dicastério explicou que "segundo o programa estabelecido os três dias de encontro estarão divididos em setores ligados aos diferentes aspectos da surdez. O primeiro dia tratará sobre ‘as pessoas surdas no mundo entre passado e presente’, ‘O mundo psicológico das pessoas surdas’, ‘Aspectos médicos da surdez’ e ‘Experiências do mundo da surdez’".

Durante a segunda jornada, em que os participantes no encontro serão recebidos pelo Papa Bento XVI e se tratará o tema "A família e as pessoas surdas" e "Pastoral das pessoas surdas". Os trabalhos concluirão em 21 de novembro com a recapitulação das intervenções e os debates e a apresentação de uma relação final.

Além dos peritos convocados para este evento, também estarão pressentem os cardeais Javier Lozano Barragán e Fiorenzo Angelini, ambos Presidentes Eméritos do dicastério, que celebrará no próximo 11 de fevereiro seu 25° aniversário.