O prestigioso vaticanista italiano, Andrea Tornielli, deu a conhecer hoje que o primeiro passo para a beatificação de João Paulo II teria sido dado depois da reunião da Congregação para as Causas dos Santos na qual teria sido decretado o heroísmo de virtudes do Papa Peregrino.

Tornielli explica que o que falta agora para a promulgação do mencionado decreto sobre o heroísmo de virtudes seria a assinatura do Papa Bento XVI, "que poderia chegar no Natal, quando o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Arcebispo Angelo Amato, o colocará nos trabalhos dos cardeais".

Uma vez assinado o decreto, diz o vaticanista, será "atribuído o título de ‘venerável’ ao Papa Wojtyla".

"Uma vez promulgado oficialmente o decreto, dever-se-á então completar o processo sobre um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II".

Este milagre, comenta Tornielli, seria "a cura de uma irmã francesa de Parkinson: o caso será tratado primeiro pela consulta médica da Congregação das Causas dos Santos, logo pelos teólogos e finalmente pelos cardeais. Só então, logo depois de uma final e definitiva confirmação de Bento XVI, o Papa Wojtyla poderá ser beatificado".