A Plataforma “Xerez Libre para Educar” e o “Foro de Laicos Asidonia” (na Espanha) apresentaram 35 novos escritos de objeção de consciência à polêmica disciplina da Educação para a Cidadania (EpC). Os pais advertiram ademais que, frente às constantes ameaças que recebem eles e seus filhos para não objetar, "não vão parar-nos".

Os objetores pertencentes a diferentes centros educativos de Xerez preparam um recurso judicial contra o livro de texto da EpC da Editorial Serbal apoiados na sentença do Tribunal que especifica que não se pode "impor critérios sobre questões morais sobre as quais não havia consenso social. Deverá recordar-se que o Tribunal Superior da Andaluzia (TSJA) já admitiu ao trâmite um recurso contra um livro de texto da editorial McGraw-Hill".

Do mesmo modo, José Ignacio Martínez, porta-voz do “Foro de Laicos Asidonia”, assinalou que "nestes últimos dias estamos recebendo notícias de novas sentenças que reconhecem o direito dos pais a objetar às disciplinas da EpC em Castilla e León".

"Em resumo, depois das sentenças do Tribunal Supremo de fevereiro, foram conhecidas 134 novas sentenças que eximem 265 alunos de cursar a EpC ou Educação Ético-Cívica. Estas resoluções judiciais demonstram o caráter doutrinador destas matérias escolares e dão razão aos pais que estamos sustentando a objeção de consciência", adicionou.

Do mesmo modo, ante as diversas pressões e ameaças que recebem para não objetar à EpC, o porta-voz advertiu "muito alto e claro que para nós o mais importante são os nossos filhos, que não vão parar-nos e que não estamos dispostos a que arranquem de nossas mãos nosso direito fundamental a escolher a educação de nossos filhos".