Bento XVI recebeu na manhã deste sábado, no Vaticano, os bispos do Estado de São Paulo, que compõem o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, informou a Rádio Vaticano em português.

Após recordar sua visita ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, em maio de 2007, o papa fez votos de que a semente lançada durante a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe "possa dar válidos frutos para o bem espiritual e também social das populações daquele promissor Continente, da querida Nação brasileira" e do Estado de São Paulo.

A seguir, o papa concentrou seu discurso sobre a importância da formação cristã das consciências. Para o pontífice, uma vida social autêntica tem início na consciência de cada um. Por isso, a Igreja procura educar a consciência homem, pois, se bem formada, leva a realizar seu verdadeiro bem.

Bento XVI então exortou: "Venerados Irmãos, falai ao coração do vosso povo, acordai as consciências, reuni as vontades num mutirão contra a crescente onda de violência e menosprezo do ser humano", indica a nota publicada por RV.

O Papa constatou que o homem, dádiva de Deus, hoje passou a ser visto como mero produto humano. Citando sua Encíclica Caritas in veritate, ele recordou que as descobertas científicas nem sempre respeitam a vida de todos os homens, desde a concepção até sua morte natural.

"Nunca podemos desanimar no nosso apelo à consciência. Não seríamos seguidores fiéis do nosso Divino Mestre, se não soubéssemos em todas as situações, mesmo nas mais árduas, levar a nossa 'esperança para além do que se pode esperar'" – afirmou Bento XVI.

Ele exortou os bispos a trabalharem não com o ânimo triste de quem adverte só carências e perigos, "mas com a firme confiança de quem sabe poder contar com a vitória de Cristo", pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida.