A estação televisiva WRAZ-TV, filiada à rede Fox na Carolina do Norte, foi a única empresa que se negou a transmitir um “reality show” no qual crianças adotadas podem ganhar dinheiro se adivinharem quem é seu pai biológico.

O polêmico programa intitulado “Quem é seu pai?” premia com 100 mil dólares a criança que identificar  seu progenitor entre oito candidatos. Ao  menor erro, o impostor eleito fica com o dinheiro.

A série desatou imediatamente protestos de diversos setores, como o Conselho Nacional de Adoção dos Estados Unidos, cujo presidente, Thomas Atwood, denunciou que o programa "explora" os sentimentos.

"Converte-os em emoções corriqueiras. A adoção é uma experiência muito  pessoal e significativa e não deveria ser comercializada desta forma", advertiu Atwood.

A rede Fox insiste em defender a série, que tem seis capítulos, mas deixou aos canais associados a faculdade de transmiti-la ou não.

A WRAZ-TV decidiu transmitir um documentário independente sobre famílias com crianças  adotados, no horário do show. "Nós simplesmente não acreditamos que a adoção seja um espetáculo", assegurou Tommy Schenck, administrador geral da estação.