A Conferência Episcopal do Chile anunciou a realização, de 16 a 20 de novembro, da 98º Assembléia Plenária deste organismo em que analisarão "a realidade nacional nas vésperas das eleições presidenciais e parlamentarias".

Conforme assinala a nota de imprensa, os bispos se reunirão em Punta de Tralca para tratar o "desafio de pôr a toda a Igreja em um estado permanente de missão ao avaliar a marcha do processo da Missão Continental, que surge da V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e caribenho".

"Os pastores dialogarão sobre a vivência deste processo ao nível nacional e diocesano, e refletirão sobre a contribuição que a Igreja, desde este impulso de renovação, oferece à sociedade chilena para a comemoração do Bicentenário", adiciona.

A assembléia concluirá na sexta-feira 20 de novembro com uma Eucaristia presidida por Dom Faustino Sainz Muñoz, Núncio Apostólico de Sua Santidade em Grã-Bretanha, quem secundou o Cardeal Antonio Samoré no processo de Mediação Pontifícia entre o Chile e Argentina pela disputa marítima austral, e que se encontra no país com motivo do 25º aniversário da assinatura do Tratado de Paz e Amizade entre ambas as nações.