Um grupo de euro-deputados da Itália apresentou uma proposta ao Parlamento Europeu para reconhecer "o pleno direito de todos os estados membros a expor os símbolos religiosos em lugares públicos ou sedes institucionais", depois da polêmica sentença da Corte de Estrasburgo que proibiu os crucifixos nas escolas da Itália.

Conforme indica a nota publicada pelo L’Osservatore Romano, esta iniciativa é uma "declaração escrita sobre a liberdade de exposição em lugares públicos dos símbolos religiosos representativos da cultura e da identidade de um povo", depois da controvertida sentença de Estrasburgo que muitos italianos consideraram "contrária à liberdade de educação dos pais e a liberdade religiosa de muitos".

Os italianos encarregados da iniciativa assinalam também no texto que os símbolos religiosos são "representação da tradição e a identidade de todo o país e portanto elementos que unificam à inteira comunidade nacional" da Itália.

Para que esta iniciativa seja aceita pela assembléia, esta declaração deve ser assinada ao menos por 369 dos 736 deputados do Parlamento Europeu.