Os bispos membros da Comissão Episcopal Européia para os Meios de comunicação do Conselho de Conferência Episcopais da Europa (CCEE) iniciaram ontem sua Assembléia Plenária no Vaticano. Os prelados se reunirão nestes dias com representantes de Facebook, Youtube, Wikipedia e um jovem perito suíço com o objetivo de aprender mais sobre a Internet e o uso das novas tecnologias.

O tema deste encontro é "A cultura da Internet e a comunicação da Igreja" e participam dele o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, e 20 bispos mais, junto a diversos peritos das respectivas conferências episcopais européias.

Sobre este encontro sobre o que informa L’Osservatore Romano, o Vice-presidente da CCEE, Cardeal Josip Bozanic, assinalou que "a eleição do tema desta assembléia denota duas coisas: Internet não é somente um recipiente que recolhe diversas culturas. A Internet é cultura. A Internet produz cultura. E então aparece como algo evidente perguntar-se sobre a relação que existe entre esta ‘nova cultura’ com as chamadas ‘tradicionais’".

De outra parte, continuou o Cardeal, "temos as comunicações da Igreja. Uma comunicação que se inicia há mais de dois mil anos. Então é lícito perguntar-se sobre as implicâncias que tem a presença de Internet, hoje, para a missão da Igreja. Como Internet entrou na pastoral ordinária de nossas dioceses?"

Para o Cardeal, "a Igreja necessita da Internet porque tem uma Boa Nova que comunicar, e porque estando na Internet é possível entender a forma em que se está construindo o modelo antropológico de amanhã".

Entre os participantes desta assembléia também estará um jovem perito suíço, que explicará aos prelados os segredos da Web e a pirataria informática, para dar-lhes uma melhor perspectiva do que os peritos chamam Web 2.0, quer dizer a Web interativa.

Em um comunicado dos bispos lê-se a respeito que "em Internet existe outra cultura, paralela e ignorada pela maior parte da Igreja, mas não pelos peritos da informática. É o mundo dos hackers. Através do testemunho de um jovem Hacker suíço e de um responsável pela Interpol para a luta contra a ciber-criminalidade os participantes procurarão entender este mundo distinto".