Os bispos nacionais concluíram a Assembléia Plenária da Conferência Episcopal do Uruguai que por uma semana os congregou para analisar a problemática social e familiar do país, ao tempo que escolheram a sua nova diretiva para o triênio 2010-2012.

Conforme informa o escritório de imprensa, "os bispos junto aos Vigários Pastorais das dez dioceses e ao presidente da Conferência de Religiosos do Uruguai, receberam ao sociólogo César Aguiar, quem apresentou algumas chaves para interpretar o resultado eleitoral passado e os possíveis horizontes de futuro, e expôs alguns temas que merecem um particular interesse da Igreja e, especialmente, uma presença ativa dos leigos".

Os prelados avaliaram o problema da renúncia à fecundidade, a formação em valores, os distintos problemas sociais, os fenomenais mediáticos, a ética da produção e do consumo.

Sobre as eleições presidenciais, os bispos reiteraram que "a Igreja não realiza uma proposta política de tipo partidário, nem apóia nenhuma em particular. A partir da reflexão e discernimento que realizamos na Igreja, corresponde a cada cristão o dever iniludível de tomar em consciência suas próprias decisões político-partidárias".