A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), chamou à conversão dos corações porque o desprezo à vida e ao ser humano é a causa do aumento do narcotráfico, da violência e da corrupção que existe no país.

Em uma mensagem, os bispos expressaram sua dor pelo derramamento de sangue e outros flagelos como a pobreza, a corrupção, o fortalecimento do narcotráfico e o egoísmo de atores políticos e sociais que solo velam por seus interesses. "Mas no fundo o mais preocupante é o desprezo pela vida, o ser humano convertido em mercadoria, em objeto descartável. Estamos perdendo a consciência da dignidade da pessoa humana e a capacidade de ver-nos como irmãos", indicaram.

A CEM assinalou que esta situação "não se solucionará só com a aplicação da justiça e o direito, a não ser fundamentalmente com a conversão. A repressão controla e inibe temporalmente a violência, mas nunca a supera".

Por isso, chamaram os mexicanos a assumir cada um sua responsabilidade e não lançar-se mútuas acusações. "Nós mesmos como bispos reconhecemos haver-nos conformado muitas vezes com uma evangelização superficial e uma religiosidade cultual e pedimos perdão pela incongruência de vida e o anti testemunho de muitos batizados", manifestaram.

O Episcopado convidou a aproximar-se a Cristo para converter os corações de cada pessoa, pois "o ser humano é o campo de batalha de tendências opostas, uma à humanização e outra à desumanização, e a fé cristã mostra que só o ser humano que se reencontrou com sua vocação transcendente, é capaz de sair vitorioso deste conflito".

Nesse sentido, chamaram as famílias e ao Estado a realizar "a primeira e inadiável tarefa", que é a formação e educação integral que leve a pessoa a descobrir sua vocação transcendente, a tomar consciência de sua dignidade, e que o capacite para o diálogo e a fraternidade.

Finalmente, os bispos renovaram seu compromisso de serviço como pastores e transmitir a mensagem de Cristo, porque "só havendo mulheres e homens novos haverá também um mundo novo, um mundo renovado e melhor.