Um filme rechaçado pelos distribuidores de Hollywood bateu o recorde de exibição em uma mostra de teste, com 55 semanas de projeção em uma sala de cinema de Grand Rapids, Michigan.

“O Tio Nino” (Uncle Nino) é uma agradável comédia pró-família que ultrapassou o tempo de exibição de qualquer outro filme do ano 2004, incluindo à Paixão de Cristo.

Realizada com um orçamento de apenas 2.9 milhões de dólares e filmada em 25 dias, “O Tio Nino” é a história de um “excêntrico parente italiano cuja visita ajuda a curar uma família americana arruinada”.

O teste do filme foi estimado em apenas duas semanas, mas graças à popularidade obtida, “O Tio Nino” segue em exibição.

Todos os distribuidores de Hollywood rechaçaram o filme e nenhuma sala quis conceder espaço, mas um amigo do criador do filme convenceu os donos de um cinema em Grand Rapids para exibir.

Após o surpreendente êxito local, os produtores do filme obtiveram um acordo para distribuir em fevereiro a nível nacional e internacional.

O filme é dirigido por Robert Shallcross, quem escreveu o filme “Pequenos Gigantes” em 1994 e logo se dedicou a dirigir comerciais de televisão.

"Queria contar a história de uma família americana em que não se desfrutava dos simples prazeres da vida”, mencionou Shallcross, também roteirista do "O Tio Nino”. “O agitado progresso pelo mundo da televisão me deixava pouco tempo para compartilhar com meus quatro filhos e essa experiência me inspirou para escrever o roteiro do filme”, adicionou.

O ator Pierrino Mascarino, que interpreta o tio italiano, apresentou-se em distintas oportunidades na sala de cinema de Grand Rapids, “sem anúncio prévio e abraçando o público ao final do filme”.

Mascarino participou de longas-metragens como “Lágrimas do Sol” (Tears of the Sun), junto ao conhecido Bruce Willis, onde interpreta um sacerdote a cargo de uma missão católica na África.

Outro dos atores que participam do filme é o conhecido Joe Mantegna, quem também participa da série televisiva “Joan of Arcadia”.