A Casa da Moeda vai cunhar uma medalha nacional para marcar os 350 anos do Mosteiro de São Bento, em Sorocaba, no interior paulista, que serão comemorados em abril de 2010, informou hoje a CNBB.

 O mosteiro foi construído em 1660, seis anos após a fundação da vila, e a cidade formou-se em volta do edifício. É provavelmente o único mosteiro beneditino do país a conservar o prédio original, com grossas paredes de taipa. Outros mais antigos, como os de São Paulo, Salvador (BA) e Olinda (PE), foram substancialmente modificados por reformas e novas edificações.

A sugestão foi aceita, mas o mosteiro teve de concorrer com outras 150 propostas de cidades e instituições.  O desenho da medalha será definido com base em material iconográfico que será enviado à Casa da Moeda. Serão apresentadas algumas opções e a escolha caberá a representantes da instituição homenageada. O plano é envolver a comunidade na indicação do layout vencedor. As medalhas terão versões em ouro, prata e bronze, mas a tiragem ainda não foi definida. O lançamento será em abril. De acordo O professor Luiz Almeida Marins Filho, da Associação Amigos do Mosteiro, elas serão colocadas à venda visando à arrecadação de recursos para a restauração do prédio.

O conjunto arquitetônico representado pelos claustros e pela Igreja de Sant’Anna, está sendo restaurado desde 2004 com doações da população. O restauro inclui imagens, pinturas, mobiliário e outras obras de arte, conclui a nota da CNBB.