Uma das novidades que traz o Ano Pastoral 2009/2010 no Santuário de Fátima será a realização de um programa pastoral direcionado ao público infantil, informou hoje a Página Oficial do Santuário localizado em Portugal.

Assim, a partir do Advento, no 3º sábado de todos os meses, o Santuário de Fátima convida os mais novos para um programa especial e especialmente para eles preparado.
Este projeto, foi chamado  “Um dia com as crianças”, é de participação livre e gratuita, terá início o 19 de Dezembro de 2009. O programa consta de momentos de celebração, adoração ao Santíssimo, Missa e catequese.

Os restantes dias, até Novembro de 2010, são os seguintes:
16 de Janeiro, 20 de Fevereiro, 20 de Março, 17 de Abril, 15 de Maio, 19 de Junho, 17 de Julho, 21 de Agosto, 18 de Setembro, 16 de Outubro e 20 de Novembro.

Referindo-se  à espiritualidade da mensagem de Fátima, o Reitor do Santuário, o Padre Virgílio Antunes, referiu-se, no Editorial da "Voz  da Fátima" de 13 de Setembro de 2009, sobre a atração natural das crianças por Nossa Senhora, por Jesus e pelos pastorinhos beatos:
"As crianças sentem uma especial atracção por Nossa Senhora, como Mãe, e por Jesus, tal como é apresentado na linguagem infantil dos Pastorinhos. Não são indiferentes ao testemunho de vida dos beatos Francisco e Jacinta Marto, com quem se identificam em tantos aspectos. As experiências feitas com as peregrinações das crianças, com os momentos de adoração ao Santíssimo numa linguagem infantil, com os grupos de meninos e meninas que rezam o terço, mostram-nos que se sentem atraídos e entusiasmados", afirmou.

O programa dos “dias com as crianças” começa às 10hs com o acolhimento e termina com a despedida das crianças na capelinha das aparições às 15:30h.