O Bispo de Ciudad Juárez (México), Dom Renato Ascencio León, assinalou que os mexicanos que emigram aos Estados Unidos precisam ter uma formação sólida na fé, para que não sejam captados por seitas e outras denominações religiosas.

Durante a mesa redonda "A cooperação entre as Igrejas de origem e de recepção no cuidado pastoral dos migrantes", realizada no Vaticano, o Prelado assinalou que a Igreja se preocupa com as necessidades pastorais e materiais dos fiéis que emigram de um país a outro, como é o caso dos que cruzam a fronteira entre o México e Estados Unidos.

Segundo a agência Notimex, Dom Ascencio disse que os migrantes devem ser ajudados a integrar-se nos países do destino, no mútuo respeito de ambas as culturas e de suas necessidades sociais e religiosas.

No caso específico da migração do México aos Estados Unidos, disse que esta "é maior hoje que em qualquer outro momento de sua centenária história", pois "seu volume e complexidade é maior que o que qualquer analista tivesse podido esperar a apenas uma década e opera em um contexto carregado de novos desafios humanos, políticos, religiosos e de segurança".

Junto a Dom Ascencio, também viajaram à Santa Sé o Arcebispo de Yucatán, Dom Emilio Carlos Berlié Belanzaurán; e o Bispo de Tijuana, Dom Rafael Romo.