Ao comemorar o 20º aniversário da queda do Muro do Berlim, o Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, assegurou que este acontecimento e o nascimento de nova a Europa foram possíveis "graças ao Papa João Paulo II e à contribuição de muitos cristãos" do continente.

Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano, o Cardeal Sodano recordou que durante essa época era Secretário para as Relações do Vaticano com os Estados e dois anos depois foi designado secretário de estado, cargo que ocupou até 2002.

"É justo que se recorde aquele 9 de novembro de 1989. Caiu então um símbolo da divisão da Europa e, sobre tudo, começou a cair na Europa centro-oriental aquele sistema comunista que foi imposto pela força a essas populações", indicou.

Como disse João Paulo II em 1996 em Berlim, a queda do Muro foi "o triunfo da liberdade dos povos".

"Estava também eu junto ao Papa então, e lembro, como se fosse hoje, a comoção do chanceler Kohl e de todos os presentes que lhe tributaram uma grande ovação, quase para agradecê-lo por sua contribuição ao retorno da liberdade ao coração da Europa", indicou o Cardeal.