O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, apresentou o novo CD "Alma Mater, Música do Vaticano", um álbum de música sacra moderna no qual se pode escutar a voz do Papa Bento XVI.

Este é um álbum que oferece a voz do Santo Padre em oito peças de música sacra moderna, inéditas, com a participação de gravações providas por Rádio Vaticano, nas que o Papa lê e canta, pela primeira vez em um álbum, peças e orações em latim, italiano, português, francês e alemão, acompanhado pelo coro da Academia filarmônica Romana dirigida por Monsenhor Pablo Colino.

A música, indicou, está a cargo da Royal Philarmonic Orchestra, que executa todas as peças selecionadas previamente em uma sessão de gravação que teve lugar em Londres.

Em sua intervenção na conferência de imprensa de apresentação do CD, o Pe. Lombardi explicou que "a iniciativa da produção deste disco Alma Mater foi tomada pela San Paolo Multimídia em base a uma idéia de dom Giulio Neroni e proposta à Secretaria de Estado, que deu seu consentimento para que a San Paolo Multimídia se pudesse dirigir à nossa emissora Radio Vaticano, que é institucionalmente competente para o uso competente e a proteção dos direitos da voz do Papa".

Para a realização deste CD, foram usadas oito breves peças gravadas com a voz do Papa Bento XVI contidas em seu arquivo referidas a orações e/ou reflexões geralmente de caráter Mariano. Sete peças são com voz recitante normal, e uma com o Regina Coeli cantado, para um total de 9 minutos e 47 segundos.

Além disso, a duração total do Disco Compacto é de 48 minutos e 56 segundos. Na apresentação do disco aparecem breves reflexões marianas escritas exclusivamente para a produção sonora pelo cardeal Angelo Comastri.

Depois de comentar que se está procurando tomar as precauções do caso para evitar excessos no que se refere à parte comercial desta iniciativa, o Pe. Lombardi ressaltou que estes aspectos "correspondem à San Paolo Multimídia e a Universal, que em qualquer caso, como geralmente se solicita em semelhantes operações que envolvem o Papa ou a Igreja, no que se refere às entradas, parte delas serão destinadas a obras de beneficência, humanitárias ou culturais em favor das crianças".