Entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro realizou-se em Guarulhos, Estado de  São Paulo, o 2º Encontro de Formação da Juventude Missionária (JM) do Regional Sul 1/SP da CNBB, que visava a articulação e estruturação da equipe no Estado. O evento contou com a participação de representantes da JM de diversas regiões do Estado, e também com a assessoria do Padre Vitor Menezes, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, na qual a JM se encontra, informou a CNBB através da sua página web.

“O encontro contrastou momentos de alegria e tristeza... Alegria com a nomeação do jovem Tiago Geraldini Scalco, da Diocese de Presidente Prudente, como Coordenador da JM no Regional Sul 1/SP, pois antes o mesmo desempenhava apenas o papel de articulador da Obra junto à equipe executiva do COMIRE, e agora é o nome de referencia da JM junto ao Estado de São Paulo. E momentos de tristeza com a despedida do Secretário Nacional da Obra, Padre Vitor Menezes, que está retornando para sua cidade natal de Jequié-BA, para assumir a catedral do local, depois de quatro anos à frente dos trabalhos com a Propagação da Fé; um novo assessor já está sendo encaminhado para assumir a Pontifícia Obra da Propagação da Fé a partir do ano de 2010, junto às Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília”.

A Juventude Missionária animada pela POM já é uma realidade no Regional Sul 1/SP, e aos poucos vem estruturando suas bases e sendo reconhecida como uma das soluções para o nosso freqüente questionamento: “como formar discípulos missionários em nossa paróquias?”.

Propostas de ação foram lançadas, projetos para o ano de 2010 foram firmados, e a data do 3º Encontro de Formação da JM ficou definida para o período de 16 a 18 de julho de 2010, novamente na cidade de Guarulhos.