O Arcebispo de Mérida e Vice-presidente da Conferência Episcopal da Venezuela, Dom Baltazar P. Cardoso, assinalou que as ameaças de guerra que lançou nos últimos dias o Presidente Hugo Chávez contra Colômbia e Estados Unidos só pretendem tampar a grave crise atual que se vive no país.

Conforme indica Caracol Radio, o Prelado explicou que Hugo Chávez carece de sensatez para superar as diferenças; e assinalou que suas ameaças se dão enquanto "vemos a situação em que se encontra nosso país de deterioração das vias, um racionamento da luz elétrica que não se justifica e o pior de todos os problemas que é a insegurança e as mortes violentas".

Deste modo anunciou que ao fim do mês os presidentes das Conferências Episcopais da Colômbia, Venezuela e Equador se reunirão para analisar a crise diplomática.

As críticas do Prelado coincidem com as de vários analistas venezuelanos quem afirmaram que Hugo Chávez mantém seu país em conflito, e faz constantes chamados bélicos para gerar uma "cortina de fumaça" frente à crise venezuelana.

De outro lado o Bispo de Arauca (fronteira da Colômbia com a Venezuela) Dom Carlos Gómez Meza, advertiu que os anúncios de guerra por parte do governo chavista se observam na zona há mais de um ano com grandes barreiras, mas felizmente até o momento não aconteceu nada.

"Aqui há uma cerca que anuncia a guerra faz tempo e aí está e tudo se encontra normal, esta diz que não ousem pisar em terra venezuelana mas aqui as pessoas já estão acostumados a isso, são muito prudentes", disse o Prelado.