De visita em Cuba, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, explicou que a comunicação "está no ‘código genético' da Igreja, pois ela é um mistério de comunhão".

O Arcebispo chegou à ilha convidado pela Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC) para impulsionar o trabalho dos católicos nos meios. Reuniu-se com autoridades civis e religiosas, ofereceu conferências e manteve um diálogo com os comunicadores católicos.

Conforme informou Palabra Nueva, na conferência que ofereceu na sexta-feira na igreja Santa Catalina de Siena de Havana e que foi aberta ao público, Dom Celli dissertou sobre Igreja, Comunicação e Cultura Digital, e expressou que "tanto a comunicação interna como a comunicação externa para a sociedade, estão no ‘código genético' da Igreja, pois ela é um mistério de comunhão".

O presidente do Pontifício Conselho elogiou os avanços da Igreja cubana nesta matéria apesar das limitações, e citou, entre outras, as publicações Palabra Nueva, Espacio Laico e Vitral, como exemplos de "extraordinária capacidade" para manter vivos seus vínculos internos "graças a um criativo uso dos meios de comunicação de que pôde dispor".

Dom Celli também reconheceu as restrições atuais em Cuba e augurou uma mudança. "Embora aqui a população tem muito altos níveis de instrução e houve telefonia de comunicação automática inclusive antes que na Europa, existem ainda muitas limitações ao acesso à Internet e à telefonia celular. Entretanto é previsível que, igual a que em outras zonas do mundo, vão incorporando estas tecnologias de maneira gradual ao uso normal dos cidadão", indicou.

Neste contexto explicou que para a Igreja a comunicação não é um fenômeno externo ou episódico, mas sim se trata "de algo essencial do seu ser e do seu afazer, pois responde à imagem e semelhança do ser humano com o Criador".