A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família propôs ao Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) e ao Conselho Permanente (CP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, a realização anual da “Peregrinação Nacional das Famílias”, a realizar-se no Santuário de Aparecida (SP), sempre no último domingo do mês de maio, data já assegurada com o Pe. Darcy, Reitor do Santuário e com o Pe. Rodrigo, prefeito da Igreja, informou a Pastoral em sua página web.

O  objetivo da II Peregrinação Nacional das Famílias é incentivar o anúncio do Evangelho da Família, para reafirmar o seu valor e a sua identidade baseados no casamento aberto ao serviço à vida. A peregrinação tem duas linhas gerais de trabalho: a) promover o respeito à vida humana; b) valorizar a família no seio da Igreja, da cultura e da sociedade civil.

O tema da II Peregrinação Nacional das Famílias será: “A família Formadora de Valores Humanos e Cristãos”, em continuidade com o VI Encontro Mundial das Famílias, realizado no México em janeiro de 2009. A Pastoral deseja reafirmar que a família é o lugar onde se aprende a viver verdadeiramente, a valorizar a vida e a saúde, a liberdade e a paz, a justiça e a verdade, o trabalho, a concórdia e o respeito e que a família também é o espaço mais eficaz onde se pode forjar nos filhos os valores humanos e cristãos.

A programação do evento também foi divulgada:  no sábado, dia 29 de maio de 2010, às 18h, haverá missa na Basílica Nacional e, em seguida, a procissão luminosa até a Basílica antiga, onde haverá uma meditação e consagração à Nossa Senhora; já no domingo, dia 30, véspera da Festa da Visitação de Nossa Senhora, às 8h, terá lugar uma solene Celebração Eucarística pelas Famílias, no Santuário Nacional.

Na carta assinada pelo Pe. Luiz Antonio Bento -Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral
para a Vida e a Família da CNBB- afirma que a organização faz um chamado a “todas as arq/dioceses, paróquias, pequenas e grandes comunidades, pastorais, movimentos, serviços e institutos familiares, mas também, todas as outras formas de organizações religiosas, sociais, civis e políticas que acreditam na família nascida do coração de Deus, constituída por um homem e uma mulher, para que, como em maio de 2009, valorizem esse dia, participem preparando camisetas, faixas, cartazes, outdoor e utilizem jornais, revistas, rádios, TVs católicos ou não, para a divulgação da importância desse evento nacional das famílias”.

“Vamos intensificar nossas preces à Santíssima Trindade e a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, para que nos ajude nesta preparação rumo à Sua casa, a nossa casa, a casa da nossa Mãe”, anima o Pe. Bento concluindo a carta divulgada pelo site da Pastoral.