Neste mês, a Arquidiocese de Juiz de Fora ganha uma importante instituição para o tratamento de dependentes químicos. A Fazenda da Esperança será inaugurada no dia 22 de novembro, domingo, às 10h, segundo a informação difundida no web site da Arquidiocese.

Uma missa e a bênção das instalações marcarão a festividade, com a presença da equipe da Fazenda da Esperança no Brasil vindos de Guaratinguetá, do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, do vigário geral e pároco da Catedral, Pe. Antônio Cornélio Viana e de diversos convidados. A meta agora é terminar até a data de inauguração a Capela, que será dedicada e batizada com o nome do primeiro santo brasileiro, São Antônio de Sant’ana Galvão (Frei Galvão).

Para um dos responsáveis pela instalação da Fazenda na arquidiocese, Pe. Viana, a instituição será uma graça para muitos que ansiavam por um tratamento e por uma ajuda para se livrarem da dependência. “A Fazenda da Esperança é como uma toalha repleta da graça de Deus que vem para enxugar as lágrimas de muita gente que quer mudar seu caminho. É uma esperança de vida para muitos que não a viam. O nosso coração se enche de felicidade de termos encontrado esse lugar que será um oásis para o descanso de muitos que escutam a voz bendita e santa: ‘Vinde a mim todos que estão cansados e eu os aliviarei, porque meu fardo é leve e meu peso é suave (Mt 11,28)”.

Entre os dias 04 e 20 de novembro, uma equipe de missionários da Fazenda de Guaratinguetá (a sede) chegará em Juiz de Fora e percorrerá as paróquias da arquidiocese para divulgar o trabalho e a missão da Fazenda.

As instalações

A Fazenda da Esperança da Arquidiocese está localizada no município de Guarará – MG, na BR 267, KM 46. Já no início ela terá a capacidade para abrigar 20 homens. A equipe que atuará na instituição será de voluntários (ex-recuperandos) da própria Fazenda da Esperança de Guaratinguetá - SP.
A propriedade de Juiz de Fora possui 31 hectares e a casa conta com refeitório, copa, cozinha, sete dormitórios, horta, sala de aula, biblioteca. O sítio possui amplo lugar para futuramente receber mais pacientes.

A Fazenda é auto sustentável, porém vai necessitar da ajuda das pessoas para a sua manutenção. “Qualquer ajuda é bem-vinda” dizem os promotores do projeto. A Catedral Arquidiocesana também está fazendo a Campanha “Amigos da Fazenda da Esperança” para quitar as dívidas da reforma e para ajudar na manutenção.

Existente há 24 anos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade de recuperação dos mais variados tipos de dependência. Sem fazer uso de medicamento, o método terapêutico recupera os jovens através da convivência, da espiritualidade, e do trabalho. O tratamento toma 12 meses e os recuperandos têm toda a assistência básica, viabilizando a permanência na entidade.

O Pe. Hans Stapel, nascido da Alemanha, é um sacerdote franciscano e estabeleceu a Fazenda da Esperança em 1983 para ajudar viciados em drogas em Guaratinguetá. Desde então a iniciativa cresceu e se expandiu à Argentina, Guatemala, Alemanha, México, Moçambique, Paraguai, Filipinas, Rússia, Uruguai e em breve uma fazenda será aberta em Portugal. A  receita do sucesso é dada pelo próprio fundador, Pe. Hans: “Todos os responsáveis pela fazenda são pessoas consagradas, doam suas vidas para esse trabalho. Não estão lá para ganhar dinheiro, estão lá para amar. Na Fazenda vivemos o amor”, conclui o franciscano.