O Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, Dom Celestino Migliore, alentou esta organização a trabalhar por obter a paz no Meio Oriente assim como pela defesa dos refugiados palestinos cuja situação é bastante complicada.

Em sua recente intervenção, o Arcebispo assinalou que "resolver o conflito entre Israel e Palestina segue sendo chave para solucionar as diversas situações que geram caos no Meio Oriente e que têm uma série de graves implicâncias mundiais. Infelizmente, ainda há várias falhas em ambos os lados para começar um diálogo significativo que permita à Terra Santa ter estabilidade ".

Por isso, continuou, "hoje mais que nunca a comunidade internacional deve seguir trabalhando para permitir a aproximação entre as partes. Obviamente, aqueles que alentam as negociações devem manter um adequado balanço evitando a imposição de qualquer tipo de pré-condição a qualquer uma das partes".

O Núncio também pediu ajudar a solucionar o conflito, concretamente na cidade de Jerusalém, por isso expressou o apoio da Santa Sé às "previsões garantidas internacionalmente para assegurar a liberdade religiosa e de consciência de seus habitantes, assim como o acesso permanente, livre e sem coações aos lugares Santos por parte dos fiéis de todas as religiões e nacionalidades".

Finalmente, sublinhou Dom Migliore, "renovamos nosso chamado à comunidade internacional para facilitar as negociações entre as partes em conflitos. Só com uma paz duradoura –não imposta mas assegurada através de negociações e o compromisso responsável– as legítimas aspirações dos povos da Terra Santa se verão cumpridas".