Terminada a Santa Missa celebrada na Praça Paulo VI na cidade de Brescia, o Papa Bento XVI rezou o Ângelus dominical com todos os pressente, e em suas palavras introduções recordou a devoção Mariana do Papa Montini, quem sempre afirmou que a figura de Maria tinha a força de ordenar as almas para Cristo.

“Desejo recordar a profunda devoção que o Servo de Deus João Batista Montini nutriu pela Virgem Maria. Ele celebrou sua Primeira Missa no Santuário da Santa Maria das Graças, coração Mariano de sua cidade, não muito longínquo desta praça. Foi assim que pôs seu sacerdócio sob o maternal amparo da Mãe de Jesus, e este vínculo o acompanhou durante toda sua vida”, disse o Papa.

Seguidamente recordou que o Papa Paulo VI “à medida que suas responsabilidades eclesiásticas aumentavam, ia nele maturando uma visão cada vez mais ampla e orgânica da relação entre a Beata Virgem Maria e o mistério da Igreja, por isso proclamou a Maria Santíssima ‘Mãe da Igreja’, ressaltando, com viva sensibilidade ecumênica, que a devoção a Maria é meio essencialmente ordenado para orientar as almas para Cristo e assim fazê-las chegar ao Pai no amor do Espírito Santo”.

Finalmente o Santo Padre orou com palavras de Paulo VI: “Oh Virgem Maria, Mãe da Igreja, a Ti encomendamos esta Igreja de Brescia e toda a população desta região. Recorda a todos os seus filhos; faz valer ante Deus suas orações; conserva firme sua fé; fortifica sua esperança; aumenta a caridade. Oh clemente, Oh pia, Oh doce Virgem Maria”.