O Papa Bento XVI ressaltou a importância do esporte e assinalou que se este for praticado com “paixão e sentido ético” se converte “em escola de formação de valores humanos e espirituais” em sua mensagem enviada ao Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, em ocasião do seminário “Esporte, educação, fé: por uma nova etapa do movimento esportivo católico”.

Em sua mensagem, o Santo Padre assinala que “o esporte possui um notável potencial educativo sobre tudo no âmbito juvenil e, por isso, tem um grande contribuição não só no emprego do tempo livre, mas também na formação da pessoa” pelo que o Concílio Vaticano II também ressalta sua importância como “patrimônio comum dos homens que serve ao aperfeiçoamento moral e a formação humana”.

“Através da atividade esportiva –prossegue Bento XVI– a comunidade eclesiástica contribui à formação da juventude, gerando um âmbito para seu crescimento humano e espiritual”. Por isso, acrescenta, “as iniciativas esportivas aparecem como ocasiões proveitosas nas quais os sacerdotes, religiosos e leigos podem converter-se em verdadeiros educadores e mestres de vida para os jovens”.

O Pontífice ressalta logo o lado positivo de estimular a “competitividade, o valor e a tenacidade para perseguir objetivos, evitando, claro está, toda tendência que desnaturalize a mesma natureza com o recurso a práticas daninhas para o organismo, como acontece com o caso do doping”.

“Em uma ação formativa coordenada, os dirigentes, os técnicos e os operadores católicos devem considerar-se guias experimentados para os adolescentes, ajudando-lhes a desenvolver as próprias potencialidades agonísticas sem abandonar aquelas qualidades humanas e aquelas virtudes cristãs que fazem a pessoa completamente amadurecida”.

Finalmente o Papa assegurou aos participantes deste encontro sua oração e invocou sobre eles “a guia do Espírito Santo e o amparo materno de Maria”.

Não deixe de assistir também nosso vídeo sobre o esporte e a vida cristã em nosso canal youtube:
http://www.youtube.com/user/acidigital#p/u/31/3z6w7JsPsQA