A organização internacional católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) denunciou, através de "uma fonte próxima aos bispos da Venezuela", que o governo de Hugo Chávez confiscaria templos, escolas e propriedades eclesiásticas no país com o propósito de "eliminar o trabalho da Igreja".

Segundo a fonte citada pela AIN, que pediu manter-se no anonimato por razões de segurança, a tensão no país "acrescentou-se logo depois da decisão do presidente (Chávez) de confiscar instituições financeiras líderes que rodeiam o Lago Maracaibo e que estão relacionadas à indústria do petróleo".

Deste modo revelou que há seis semanas em uma área densamente povoada de Caracas, um líder distrital anunciou os planos para expropriar diversas escolas dirigidas pela Igreja. Alguns membros do governo assinalaram então que a iniciativa procurava proteger construções de importância nacional, mas "alguns representantes da Igreja temem que este seja o primeiro passo para um programa geral de confisco que afetaria as propriedades eclesiásticas em todo o país", afirma a nota da AIN.

A fonte também explicou que "ninguém sabe o que reserva o futuro, mas ele (Chávez) poderia confiscar Igrejas, escolas e outras propriedades eclesiásticas. Poderia tentar eliminar o trabalho da Igreja, que costumava receber subsídios do governo, mas que foram se reduzindo nos últimos oito anos. Particularmente isto teve um mau efeito nas escolas da Igreja".

Algumas informações assinalam nos últimos dias que cada semana morrem mais e mais jovens. Sobre este tema a fonte indicou que "os ministros e o governo vêem isto como um ataque contra os políticos e não vêem que os bispos estão pondo uma luz vermelha para estes problemas no país".

"Chávez considera que a Igreja é a inimizade do socialismo do século XXI cada vez que Ela é crítica com o governo, sem ver que a Igreja Católica só está tentando fazer que sua voz seja escutada quando existe alguma injustiça", explica a fonte.

Depois de assinalar que alguns sacerdotes denunciam as injustiças do governo do Chávez na localidade de Los Teques, perto de Caracas, a fonte ressalta que "é importante que as pessoas pensem e analisem cada situação em que Hugo Chávez implementa seu socialismo pois não respeita a dignidade da vida". "Os católicos devem gerar, além da análise crítica, respostas que partam da Doutrina Social da Igreja", acrescenta.

Chávez também anunciou há um ano planos para confiscar campos de golfe no país. Ao respeito a fonte assinalou à AIN que "o golfe é visto por ele como um esporte elitista, o que o levou a decisão de confiscar a terra".

AIN, conclui a nota, expressou seu "séria preocupação pelas constantes ameaça à Igreja na Venezuela desde que o Presidente Chávez assumiu o poder".