No próximo sábado se realizará em 28 cidades brasileiras o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. O evento acontecerá pelo quarto ano consecutivo em supermercados de todo o Brasil. Serão mais de 130 lojas que disponibilizarão seu espaço para os 4 mil voluntários fazerem a captação de alimentos no sábado 07 de novembro, das 8h as 19h30.
Nos últimos três anos a iniciativa arrecadou mais de 116 toneladas e para 2009 e o objetivo, segundo os organizadores, é que sejam arrecadadas, pelo menos, 85 toneladas de alimentos

Os voluntários entregam uma lista indicativa dos alimentos mais necessários para o cardápio das instituições que serão beneficiadas, o cliente recebe também uma sacola plástica onde depositará sua doação e irá entregá-la a outro voluntário na saída do supermercado.

Ao final do dia, os alimentos são pesados, encaixotados e encaminhados para os Bancos Alimentares (entidades locais que já atuam na coleta e distribuição de produtos) de cada cidade.
O Dia Nacional da Coleta de Alimentos busca sensibilizar e motivar pessoas de todas as idades a dedicarem seu tempo para fazer um gesto voluntário. Além disso, a ação tem como objetivo proporcionar a todos que se envolverem na iniciativa a possibilidade de realizar uma experiência pessoal de "fazer o bem", de "gratuidade", de "caridade", em um trabalho comunitário. O simples gesto da doação dos alimentos é outra forma de contribuir para a campanha.  

No Brasil, a Coleta de Alimentos, aos moldes da Itália, foi trazida pela Companhia das Obras do Brasil – CdO, em 2006, com o apoio da  Fondazione Banco Alimentare da Itália.
A Companhia das Obras (CdO), site www.cdo.org.br, foi fundada no Brasil em 1999, tendo nascido na Itália, em 1986, a partir da experiência do Movimento Católico, Comunhão e Liberação. Sua missão é promover e defender a dignidade do indivíduo na sociedade e no ambiente de trabalho; tutelar a criação de obras assistenciais e empresas, privilegiando uma concepção de mercado e de suas regras, capaz de compreender e respeitar a pessoa em todos os seus aspectos, dimensões e/ou momentos da vida.

As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Bernardo do Campo, Campinas, Sorocaba, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Boa Vista, Florianópolis, Brusque, Barreiras, Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto, Londrina, São João Del Rei, Teresópolis, Petrópolis, Niterói, Aracaju, Macapá, Paulo Afonso, Guarulhos, Carapicuiba e São Caetano do Sul serão as protagonistas desta iniciativa, informou a nota aparecida hoje na página da Rádio Vaticano.

Para saber mais sobre a campanha e como participar visite o site: www.cdo.org.br/coletadealimentos.