Em nota enviada à nossa Redação, o Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou que realizar-se-á na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, nos próximos dias 09 a 12 de Novembro deste ano a 173ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa.

A sessão de abertura, em que usará da palavra o Presidente da CEP, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga, terá lugar às 16.00 horas do dia 09 de Novembro, segunda-feira.

Entre outros importantes temas a Conferência Episcopal Portuguesa comunicou através da agência Ecclesia que publicará no decorrer da sua 173ª Assembleia Plenária uma Nota Pastoral sobre “a eutanásia e o testamento vital”, respondendo às notícias que a mesma CEP lamentava em junho deste ano sobre a “relativa pressa com que (este) assunto de tanta transcendência foi tratado na Assembleia da República, com falta de participação prévia da sociedade civil".

Espera-se também que entre outros temas a ser vistos, a CEP divulgue uma Nota Pastoral sobre “a missão dos leigos na Igreja e no mundo”, apresente os Decretos-Lei que “regulam a assistência espiritual e religiosa” e tratem o tema “Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal”, culminando assim o evento no dia 12.

Viagem papal

De entre os temas agendados para a reunião da próxima semana destaca-se ainda a preparação da visita de Bento XVI a Portugal (Maio de 2010). O Pontífice peregrinará ao Santuário de Fátima seguindo os passos de seu predecessor João Paulo II que visitou a Virgem de Fátima em seu Santuário no mês mariano de 1982 e 2000.