A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos –conhecida por suas siglas em inglês USCCB- enviou esta semana a todas as paróquias do país um volante no que pede aos hispanos católicos que se oponham à reforma de saúde do Presidente Barack Obama porque esta inclui o financiamento do aborto com recursos federais e exclui aos imigrantes.

"Digam ao Congresso: Removam da necessária reforma do sistema de saúde o financiamento de abortos e os mandatos para cobri-lo", diz o volante, que explica aos católicos hispanos que o Congresso está se preparando para submeter à votação a reforma do sistema de saúde na Câmara e no Senado.

"Uma verdadeira reforma", diz o volante da USCCB, "protegeria a vida e a dignidade de cada pessoa desde o momento de sua concepção até sua morte natural".

Mas depois de analisar os projetos, a USCCB concluiu que "todas as propostas de leis são deficientes no que diz respeito ao aborto e à liberdade de consciência, e não oferecem acesso adequado aos cuidados da saúde para os imigrantes e os pobres".

"Estas propostas têm que ser mudadas ou os bispos se comprometeram a opor-se a elas", assinala o documento que será distribuído em todas as paróquias norte-americanas este fim de semana.

"Nenhuma das propostas de lei inclui as cláusulas estabelecidas há muito tempo que se opõem ao financiamento do aborto ou que obrigam a cobrir os abortos; e nenhuma protege plenamente os direitos de consciência no cuidado da saúde", assinala também o folheto.

O texto exorta cada hispano católico nos Estados Unidos a "entrar em contato com seus legisladores hoje e urgir que eles melhorem essas propostas com emendas pró-vida... Se não for assim os bispos se oporão à reforma do sistema de saúde, reforma que deve salvar vistas, não destruí-las".