A Rádio Vaticano difundiu uma breve nota do diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, sobre a medida do Tribunal europeu de Direitos humanos contra a exibição de crucifixos nas escolas públicas italianas. O porta-voz manifestou sua surpresa pela sentença e recordou que o crucifixo sempre foi um símbolo de amor.

"O crucifixo foi sempre um sinal de oferecimento de amor de Deus e de união e acolhida para toda a humanidade. Lamento que seja considerado como um sinal de divisão, de exclusão ou de limitação da liberdade. Não é assim, e tampouco é tal o sentir comum do nosso povo", sustenta o sacerdote.

Do mesmo modo, considera que "em particular, é grave querer marginar do mundo educativo um sinal fundamental da importância dos valores religiosos na história e na cultura italiana. A religião da uma contribuição preciosa à formação e ao crescimento moral das pessoas, e é um componente essencial da nossa civilização e é um componente essencial da nossa civilização. É errôneo e míope desejar excluir a da realidade educativa".

"Surpreende além que um tribunal europeu intervenha seriamente em uma matéria ligada muito profundamente à identidade histórica, cultural, espiritual do povo italiano. Não é por este caminho que se atrai a amar e compartilhar mais a ideia europeia, que como católicos italianos, defendemos firmemente desde as suas origens", acrescenta.

Finalmente, considera que "parece que quer desconhecer o papel do cristianismo na formação européia, quando este foi e segue sendo essencial".