Em nota divulgada pela página através da sua página web a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil informa que O papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Porto Nacional (TO), Dom Geraldo Vieira Gusmão, ao completar  75 anos no mês passado. Com a renúncia, o governo pastoral da diocese será assumido pelo bispo coadjutor da mesma diocese, dom Romualdo Matias Kujawski. O anúncio foi feito pelo Vaticano nesta quarta-feira, 4 de novembro, em seu serviço de notícias em italiano.

O bispo novo bispo de Porto Nacional, D. Romualdo Matias Kujaski é natural de Poznan, na Polônia, tem 62 anos e foi ordenado bispo em 15 de agosto de 2008, em Palmas (TO) e tomou posse como bispo coadjutor de Porto Nacional no dia 30 de agosto do ano passado. Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973, assinala  a nota de imprensa da CNBB. Desde que chegou ao Brasil Dom Romualdo, foi professor de Teologia de Espiritualidade em Diamantina (MG) de 1988 a 1990; reitor do Seminário, em Diamantina, e do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo e vigário para a administração em Palmas de 1999 a 2008.

A CNBB, através da assessoria de imprensa, agradece a dom Geraldo pelos onze anos de dedicado pastoreio ao povo de Deus na diocese de Porto Nacional. Ao mesmo tempo, cumprimenta dom Romualdo que agora assume o governo da diocese desejando-lhe frutuoso trabalho junto aos seus diocesanos, concluiu a nota de imprensa.