Após a divulgação de um vídeo pela mídia brasileira no qual mostra-se alguns presos do Complexo Penitenciário São Pedro de Alcântara e do Presídio de Tijucas, em Santa Catarina, sendo violentados por policiais, a Pastoral Carcerária da Regional Sul 4 (Santa Catarina) emitiu uma nota de repúdio e indignação pelos fatos mostrados, esta foi divulgada hoje no site da CNBB.

“O vídeo mobilizou autoridades policiais e o Poder Judiciário do estado. Segundo o jornal Diário Catarinense, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Santa Catarina, considerou "doentias" as ações, que mostram presos sendo espancados por policiais sem reação”, acrescenta a nota aparecida no site CNBB.

A reportagem foi mostrada pela TV RBS e evidencia situações de violência contra os detentos por parte dos policiais, e que no caso do presídio de Tijucas, um laudo médico encaminhado à Justiça mostrou agressões corporais em 143 dos 350 presos examinados.

Assinada pelo coordenador da Pastoral Carcerária do Regional, o padre Célio Ribeiro, a nota enviada pela pastoral rechaça energicamente a injustiça cometida contra os presidiários assinalando que “não se faz segurança pública pela repressão e descaso com o sistema prisional”.

Para ler a íntegra da carta da Pastoral Carcerária da Regional Sul 4 clique aqui:
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2477