Pela ocasião da celebração do Dia dos Fiéis Defuntos, ou como costuma ser chamado no Brasil o “Dia dos finados”, o Arcebispo da capital carioca, Dom Orani João Tempesta, convidou os cristãos à reflexão sobre os mistérios da Morte e da Ressurreição, afirmando em um artigo aparecido na web da arquidiocese do Rio que “para nós, cristãos, a morte, embora ponha fim à nossa existência neste mundo, é o início da vida sem fim, quando estaremos em Deus”.

Em seu artigo, Dom Orani convidava os fiéis a aproveitar a ocasião para “refletir sobre o nosso fim último”.  “Para nós, cristãos, é olhar para o futuro e ter o conforto de saber que o nosso destino é a vida em Deus – por Cristo fomos chamados a viver na comunhão Trinitária por toda a eternidade!”, acrescentou o Arcebispo.

“Que o Senhor da vida dê o descanso eterno a todos os fiéis! E que os que vivem sejam alcançados pela paz e confortados pela esperança de que nossa morte não será o fim de tudo, mas o começo da vida sem tempo e que nós, que cremos em Cristo, com Ele ressuscitaremos!”, conclui a mensagem de Dom Orani.

Após a celebração eucarística pela ocasião o Arcebispo afirmou, em nota divulgada pela página web do jornal O Globo, que "temos muitas pessoas que perderam entes queridos por doenças e também aqueles que morreram violentamente. Rezamos para que não existam novas vítimas, que não tenhamos mais essa realidade triste, com tantas vítimas de violência, com tiro, bala perdida e trânsito, e que haja cada vez mais pessoas semeando o bem e a fraternidade, para que nós vivamos com mais tranqüilidade e paz."

Informando sobre a celebração em outros lugares a Rádio Vaticano assinalou que no nordeste do país, um dos lugares mais visitados no Dia dos Finados é a cidade de Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará. Milhares de fiéis acompanham a romaria em devoção ao Padre Cícero Romão Batista. Já em Brasília (DF), cerca de 800 mil pessoas visitaram os cemitérios. As autoridades aproveitaram o grande fluxo para realizar uma campanha de prevenção à dengue, conclui a nota da RV.