Milhares de jovens procedentes do Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Brasil e México chegarão à cidade da fronteira chilena de Arica em meados de janeiro para participar do Terceiro Encontro Internacional de Pastoral Juvenil “Juntos, construímos esperança”.

Segundo os organizadores, o evento tem como objetivo promover a integração latino-americana, “procurando superar as diferenças e enfrentamentos entre países irmãos”.

O Primeiro Encontro Fronteiriço foi organizado pelas comissões episcopais da Bolívia e Chile, e se realizou em Arica em fevereiro de 1994. Em maio de 1998 se realizou o Segundo Encontro Fronteiriço na cidade boliviana de Oruro.

Nesta ocasião, as delegações chegarão a Arica na terça-feira 18 de janeiro. Os peregrinos serão recebidos nas paróquias, onde serão distribuídos aos lares das famílias que os hospedarão. Às 20h30 participarão de uma  Missa de Boas-vindas e de Envio, que será presidida pelo Bispo de Arica, Dom. Héctor Vargas, na Catedral da cidade.

O segundo dia contempla espaços de oração, encontros formativos e a redação de uma carta aos presidentes de seus países.

No dia 20, os jovens realizarão trabalhos comunitários em praças, creches, lares de idosos, e outros pontos da cidade. Também participarão de uma Oficina de emprendimento e Liderança, e concluirão a jornada com uma Grande Vigília pela Paz e a Reconciliação, que se desenvolverá durante toda a noite para concluir com uma Missa às  18h30 do dia 21 na Plaza Pacífico.

Na tarde da sexta-feira os jovens participarão de um encontro formativo e uma Via Sacra. No sábado, dia 22 terão oficinas de formação e atividades recreativas, para concluir em uma Grande Penha folclórica “a América Latina canta e dança pela Paz”.

No último dia, os jovens terão um encontro com os Bispos, a quem entregará as conclusões de seus trabalhos. Ao meio dia, participarão da Eucaristia de encerramento, no Morro de Arica, aos pés do Cristo da Paz.

Maior informação do evento em: 

http://www.pasjuvari.cl/encuentro_esp/encuentro.htm