A estação oficial do governo espanhol, TVE, começou esta semana com a filmagem de uma "mini-série" que procurará narrar a vida do Cardeal Vicente Enrique Tarancón, desde uma perspectiva que os críticos temem será favorável ao atual regime socialista.

O Cardeal Tarancón (1907-1994), foi Arcebispo de Madrid de 1971 a 1983 e de 1971 a 1981, Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE). Como tal, lhe correspondeu liderar o Episcopado espanhol no período que viu a passagem do franquismo à democracia, época conhecida como a "Transição".

A série, de dois capítulos e titulada "Tarancón. O quinto mandamento", é protagonizada pelo ator Pepe Sancho e co-produzida pela TVE, Radiotelevisió Valenciana e a produtora valenciana "Ninguém é Perfeito", que produziu alguns longa-metragens e uma reportagem com uma visão favorável do cinema comunista espanhol durante os anos da Guerra civil.

David Martínez, diretor de Ficção do TVE, assinalou que com este projeto querem recuperar "algo da memória histórica de uma figura tão necessária que, por cima de lutas e ideologias, soube fazer prevalecer a tolerância e o respeito"; mas os críticos da televisora estatal assinalam que a mini-série parece deliberadamente dirigida a apresentar o Cardeal Tarancón como um "modelo" oposto à atual liderança da Igreja na Espanha, cuja linha de defesa do espaço público do cristianismo no país irritou o governo socialista.

Sob a condução socialista, TVE lançou uma linha de mini-séries que procuram revisar a história recente da Espanha.