Um recente estudo realizado no Canadá revelou que as crianças e adolescentes escutam e querem aprender de seus pais a tão necessária educação sexual para viver uma reta sexualidade.

Uma das conclusões do estudo realizado pelo Institute of Marriage and Family Canada (Instituto de Matrimônio e Família do Canadá-IMFC) assinala que "embora pareça desalentador ver algumas correlações entre as condutas da família há alguns anos e a atividade sexual de seus filhos, atualmente as notícias são positivas: os adolescentes escutam e querem escutar os seus pais, como indicam as pesquisas".

Esta investigação, conduzida pelo Dr. Frank Jones, realizou-se em base às estatísticas do National Longitudinal Survey of Children and Youth (Pesquisa nacional entre crianças e jovens) explica que os dados da investigação se extraíram de um estudo realizado entre crianças de seis a onze anos, entrevistadas novamente oito anos depois, já como adolescentes, aonde se mostra que o estilo de vida dos pais influi diretamente na vida sexual de seus filhos.

Os dados mostram, entre outras coisas, que as filhas de pais alcoólatras tinham 38 por cento mais de probabilidades de ser sexualmente ativas, enquanto que 22 por cento mais dos filhos de fumantes se encontravam na mesma situação.

O estudo ressalta além que "um estilo de vida dos pais que é cálido, comunicativo, próximo e que se envolve com seus filhos estabelecendo limites, protege os adolescentes de situações de risco e os ajuda a desenvolver-se como adultos saudáveis e autônomos", adiando sua iniciação sexual.

Depois de recordar que "as condutas dos pais e suas atitudes durante a infância de seus filhos moldam as opções sexuais em sua etapa de adolescentes", o estudo revela que as crianças criadas em um ambiente de fé têm 40 por cento menos probabilidades, que a média nacional do Canadá, de serem sexualmente ativos

Por estas e outras razões, o estudo destaca que "a educação sexual deve envolver os pais reconhecendo seu papel como primeiros educadores neste campo" e que estes devem dedicar-se a "criar um lar saudável e estável caracterizado pela comunicação aberta e cálida".

Para ter acesso ao estudo (em inglês) ingresse em:
 http://www.imfcanada.org/article_files/e-Review_Oct._21_09.pdf