O Bispo Prelado de Yauyos e Presidente da Cáritas Cañete-Yauyos, Dom Ricardo García, entregou 242 moradias a famílias da Prelatura que vivem em extrema pobreza e que perderam seu lar no terremoto ocorrido em 15 de agosto de 2007.

Segundo o escritório de imprensa da Prelatura, a construção se realizou com o apoio do Catholic Relief Services dos Estados Unidos e Cáritas Friburgo da Alemanha, instituições que atualmente realizam projetos de ajuda social na zona.

Dom García fez entrega de "185 moradias aos habitantes da província de Cañete. O prelado também visitou e inaugurou 57 moradias na Província de Yauyos, Azángaro, Madeán, Viñac e Huangáscar onde estas famílias poderão viver dignamente ".

Do mesmo modo, explica a nota, o trabalho social "não só abrangeu a construção de moradias, mas também implementou programas de saúde, de hábitos de vida, vigilância cidadã, de casa e escola higiênica; entre outros" para mais de mil famílias da Prelatura.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística e Informática (INEI) do Peru, a zona de Yauyos é a mais pobre da Região Lima. Em ambos os projetos a população entrou com a mão de obra, enquanto que a Cáritas de Cañete - Yauyos e a Cáritas Peru puseram a assistência técnica e os materiais de construção. Para a edificação das casas de concreto os habitantes contribuíram com o bônus outorgado pelo governo peruano para a construção de suas moradias.