O Santuário de Fátima informou através da sua Página Web Oficial que retomará, a partir do próximo mês de Novembro, um ciclo de conferências temáticas de caráter mensal.  As Conferências de Inverno começam em 8 de Novembro. Cada conferência, pública e gratuita, será realizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Santuário, no segundo domingo de cada mês, a partir das 16:00h. São Nuno de Santa Maria, o novo santo português, marca a temática das duas primeiras conferências.

No dia 8 de Novembro de 2009, Jesué Pinharanda Gomes apresenta o tema "Nossa Senhora na vida de S. Nuno de Santa Maria" e em 13 de Dezembro de 2009, o Pe. Luciano Cristino também oferecerá uma palestra sobre a relação do novo santo lusitano, cuja festa litúrgica se celebra no 6 de novembro, e a Virgem de Fátima.

Em 2010, as três conferências programadas para as datas de: 10 de Janeiro, 14 de Fevereiro e 14 Março, versarão sobre o Ano Sacerdotal. Já para a comemoração do 100º aniversário da implantação da República em Portugal está também agendada, para o 10 de Outubro de 2010, a conferência "100º aniversário da implantação da República em Portugal", que será dada por António Teixeira Fernandes.

O principal estímulo para a continuidade desta iniciativa se deve, nas palavras do Reitor, ao elevado interesse e participação no primeiro ciclo de conferências, realizado de Novembro de 2008 à Páscoa 2009, ocasião em que, mês a mês, vários conferencistas abordaram, através de diversos prismas, a vida, o trabalho e o testemunho de S. Paulo no contexto do Ano Paulino convocado por Bento XVI.

Para mais informações sobre os eventos no santuário visite a sua página oficial:
http://www.santuario-fatima.pt/portal/