Durante a primeira audiência geral do ano de 2005, o Papa João Paulo II encomendou este novo ano à Virgem Maria “Rainha da Paz”.

O Pontífice recordou durante a audiência que nestes dias “contemplamos o grande mistério do Nascimento de Jesus, no qual Deus entrou definitivamente na história, oferecendo a salvação aos homens de todos os tempos e lugares”.

O Papa recordou então que a festa da Epifania “nos recorda esta universalidade da salvação: o Filho de Deus, nascido em Belém, é adorado e reconhecido pelos Magos vindos do Oriente, representantes qualificados de toda a humanidade”.

João Paulo II destacou que “a alegre mensagem da salvação vem assim projetado do início para todos os povos do mundo. Confiamos este empenho missionário do povo cristão a Maria, Mãe da Igreja. Sob seu amparo pomos o ano que acaba de começar, marcado com grande dor pela dramática situação que estão vivendo as populações do sudeste asiático”.

“Que a Virgem Santíssima intereceda pelo mundo inteiro. O pedimos com as palavras do antigo hino Mariano que escutamos ao início da audiência: Santa Mãe do Redentor, Rainha da paz, socorre a seu povo, o defenda de todos os perigos, acompanha a Igreja em seu caminho para a Pátria eterna. Amém!”.