O Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), Dom Carlos Collazi, afirmou que na peregrinação nacional da imagem da Virgem dos Trinta e Três, a ser realizada no dia 8 de novembro, os católicos colocarão o futuro da nação nas mãos de Santa Maria.

“Poremos o futuro de nossa Pátria nas mãos e no coração da Virgem”, expressou o Prelado em declarações à Rádio Vaticano. Além disso, uma carta dos bispos uruguaios manifesta também o desejo de “pedir à nossa Mãe que nos anime com sua companhia para chegar a ser uma Igreja que viva em estado permanente de missão”.

A peregrinação nacional tem por lema “Vem conosco a caminhar” e será presidida pelo Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Octavio Ruiz.

O Presidente da CEU também disse que neste evento, no marco do Ano Sacerdotal, todos os presbíteros uruguaios renovarão seus compromissos.

Dom Octavio Ruiz foi convidado pelos bispos uruguaios para participar da Assembléia Plenária que se realizará entre os dias 4 e 11 de novembro, e onde se trabalhará na organização da Assembléia do CELAM de 2011, cuja sede será o Uruguai. Além disso, em 9 de novembro se escolherão as novas autoridades do Episcopado.