A Fazenda da Esperança foi indicada como uma das três finalistas do prêmio ‘Opus Prize’ do valor de 1 milhão de dólares concedidos em sinal de incentivo, reconhecimento e apoio, informa a nota divulgada pela Rádio Vaticano. O segundo e terceiro colocados receberão 100 mil dólares. O resultado será revelado no dia 4 de novembro de 2009 em Minneapolis, nos Estados Unidos.

A Fazenda da Esperança é um projeto de uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja católica chamada Família da Esperança. O seu trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos.

O Prêmio Opus Prize é um reconhecimento concedido anualmente a personalidades de qualquer confissão de fé, de todo o mundo, que se dedicam a resolver problemas sociais atuais e é a maior premiação do mundo baseada no compromisso de inovação social.  A Fundação Opus Prize não tem fins lucrativos e foi criada em 1994 pelo presidente fundador do Opus Corporation.

O Padre Hans Stapel, nominado para o Opus Prize, é co-fundador e presidente da Fazenda da Esperança. Ele criou mais de 60 comunidades terapêuticas em 10 países para ajudar pessoas com dependência de drogas e álcool a reconstruírem suas vidas. O Pe. Stapel, nascido da Alemanha, é um sacerdote franciscano e estabeleceu a Fazenda da Esperança em 1983 para ajudar viciados em drogas em Guaratinguetá. Desde então a iniciativa cresceu e se expandiu à Argentina, Guatemala, Alemanha, México, Moçambique, Paraguai, Filipinas, Rússia, Uruguai e em breve uma fazenda será aberta em Portugal.

Visita do Papa em 2007

No dia 05 de maio de 2007, o papa Bento XVI que estava no Brasil para abertura da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, carinhosamente visitou os jovens recuperantes e a Família da Esperança reunida na Fazenda das Pedrinhas na cidade de Guaratinguetá, onde nasceu o primeiro santo brasileiro são frei Galvão.

Como o pai acolheu o filho pródigo o Papa com seu gesto paterno, foi ao encontro dos jovens que outrora estavam no inferno das drogas, os abraçou e deixou uma missão para cada um realizar no dia-a-dia em nossa sociedade: “Vocês devem ser os Embaixadores da Esperança!”, pediu Bento XVI.

Para saber mais sobre a Fazenda e a Família da Esperança, visite o site: http://www.fazenda.org.br/preview/index.php