Os fiéis católicos na China se preparam para celebrar a comemoração dos Fiéis Defuntos o próximo 2 de novembro, recordando aos missionários, como o Padre Matteo Ricci, que chegaram ao país e contribuíram à “evangelização e inculturação” da mensagem cristã.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, “as paróquias publicaram os horários das celebrações eucarísticas de sufrágio que se celebram nas Iglesias e nos cemitérios católicos, preocupando-se da organização logística como o aluguel dos ônibus, a eleição dos horários mais cômodos para evitar o tráfico”.

Do mesmo modo, a nota assinala que um sacerdote de Hei Bei afirmou à agência que “nossa tradicional celebração da comemoração dos defuntos está caracterizada pela evangelização e a inculturação”.

“A evangelização porque recordamos e comemoramos em tal ocasião os missionários estrangeiros que deixaram tudo para fazer que outros encontrem a Cristo. A inculturação porque nós católicos celebramos a Comemoração dos defuntos seja no 2 de novembro seja em 5 de abril: a primeira data é a que indicada a Igreja católica, enquanto que a segunda é a comemoração dos defuntos segundo a tradição chinesa ‘QingMing’. Muitos aspectos da cultura chinesa (o respeito dos anciãos, a devoção aos antepassados e aos defuntos) encontram-se em sintonia com a fé cristã”, indicou.

De igual maneira, explicou o sacerdote, “os fiéis chineses deram uma particular comemoração em tal circunstância à memória de seu querido Papa João Paulo II, junto à lembrança de tantos missionários”.

“Por sorte ainda temos muitas tumbas bem conservadas dos missionários como a do Padre Matteo Ricci. A visita e a comemoração das suas tumbas é uma experiência extraordinária, que nos permite recuperar o ânimo e o entusiasmo, seguindo seu exemplo, para testemunhar a todos o amor de Cristo”, acrescentou.