Dezenas de pessoas ingressaram no Congresso de Baixa Califórnia Sul (México) para protestar pela iniciativa de uma legisladora que pretende ampliar o prazo de abortos legais para permitir esta prática depois do terceiro mês de gravidez.

Os manifestantes ingressaram na sede do legislativo com cartazes de rechaço ao aborto e acusando a deputada Graciela Treviño Garza, de estar a favor o assassinato de seres inocentes, por impulsionar a iniciativa legal.

A legisladora quer modificar a Lei de Saúde do Estado e trocar as sanções para os abortos de dois a seis meses da prisão comutáveis por trabalhos a favor da comunidade.

O presidente da Grande Comissão, Arturo de la Rosa Escalante, declarou ao jornal “El Californiano” que o tema é muito controvertido porque enfrenta opiniões a favor e em contra, mas pelo momento "as comissões serão as encarregadas de emitir os ditames correspondentes".

"O Congresso está atendendo assuntos de grande importância que se traduzem em um árduo trabalho e sem diminuir relevância a este tema, ainda não há um juízo a respeito, por isso teremos que esperar que isto passe para poder analisar a viabilidade de alguma das duas opções" concluiu.