Bispos da Amazônia pedem fim da destruição e do crime

Prossegue, em todo o Brasil, a Semana Missionária para a Igreja Católica na Amazônia. A intenção é mobilizar a atenção para o maior estado do país, e a realidade social e ambiental de seus habitantes, informou a Rádio Vaticano em sua página em português.

Em todo o território brasileiro, estão sendo promovidos fóruns e seminários, inspirados no tema “Cristo aponta para a Amazônia”, expressão proferida em 1972 pelo Papa Paulo VI.
Os bispos recordam ainda que “colaborar com as Igrejas da Amazônia que enfrentam desafios na evangelização é tarefa e missão de toda Igreja no Brasil”.

A Comissão dos Bispos para a Amazônia, organizadora da Semana, publicou um documento, assinado por Dom Jaime Chemello, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia.

A nota divulgada pela RV assinala que o documento aponta para a necessidade de encontrar alternativas ao modelo econômico atual e deter o crime: “Este modelo privilegia o lucro acima da vida do povo e do respeito à natureza”, afirma.

“É preciso contrapor um projeto alternativo ao desmatamento, às queimadas, às centrais hidrelétricas e à atividade das madeireiras, mineradoras e explorações agrícolas de grande dimensão: um projeto constituído por experiências cooperativistas, economia solidária ou de mercado alternativo, onde os trabalhadores não apenas produzam, mas também industrializem e comercializem”, contextualizou a nota de imprensa.

O documento recorda ainda que a Amazônia é hoje um dos “maiores corredores” para o transporte de drogas, e para a Igreja, os planos do Governo para o combate ao narcotráfico são insuficientes e a polícia parece despreparada para enfrentar o fenômeno. A Comissão abrange ainda aspectos da Igreja local, do trabalho dos leigos, dos esforços que as dioceses e comunidades locais têm desenvolvido e da necessidade da ajuda de outras Igrejas para realizar o trabalho de evangelização de forma adequada na região.

A Comissão Episcopal “se alegra em ver os Povos Indígenas crescerem nas suas organizações e assumirem o papel de protagonistas sociais da Amazônia”. Outro aspecto frisado pelos bispos é a superação do preconceito que existe em muitos lugares do país sobre essa região. Neste sentido, pedem à Igreja que favoreça a cooperação nos campos teológico, intelectual e econômico.

Para ler o documento na íntegra, clique aqui:
http://www.cnbb.org.br/ns/modules/mastop_publish/files/files_4a968f06c2224.pdf