O Bispo Auxiliar de Manágua, Dom. Jorge Solórzano, advertiu em sua primeira homilia do ano de 2005 que sem diálogo podem surgir inícios de violência e convidou os políticos do país a iniciar um breve encontro para superar a crise.

“Indubitavelmente, o caminho do não diálogo nos leva à violência”, acrescentou o Bispo em declarações aos meios de comunicação.

Dom. Solórzano assinalou que os políticos devem iniciar um urgente diálogo nacional que toque nos temas mais urgentes para a população. “O diálogo é a arte dos homens valentes, das mulheres valentes, que cura as feridas da divisão e regenera profundamente nossa vida”, explicou.

Além disso, sustentou que a importância do diálogo é que este inibe terreno à injustiça.

O diálogo nacional serviria para tratar as possíveis reforma constitucionais que a Assembléia Nacional aprovaria na segunda legislatura deste ano. As reformas incluiriam a potestade dos deputados para nomear e destituir a ministros, diretores de entes autônomos e membros do corpo diplomático, além de revogar a isenção de impostos dos meios de comunicação, entre outros.