O Papa Bento XVI afirmou que os novos instrumentos e formas de comunicar no “continente digital” apresentam à Igreja o desafio de “anunciar o Evangelho à humanidade do terceiro milênio, conservando seu conteúdo inalterável”.

Ao receber os participantes na assembléia plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais que nestes dias analisa o papel das novas tecnologias, o Santo Padre recordou que “a cultura moderna, se assenta, antes que nos conteúdos, no fato mesmo da existência de novas formas de comunicar que utilizam novas linguagens, serve-se de novas técnicas e cria novas atitudes psicológicas”.

“Todo isso supõe um desafio para a Igreja, chamada a anunciar o Evangelho à humanidade do terceiro milênio, conservando seu conteúdo inalterável, mas fazendo-o compreensível também graças a instrumentos e modalidades afins à mentalidade e a cultura de hoje”, indicou.

O Pontífice explicou que “a Igreja exerce o que poderíamos chamar uma ‘diaconia da cultura’ no atual ‘continente digital’, percorrendo seus caminhos para anunciar o Evangelho, a única Palavra que pode salvar o ser humano”.

Assinalou que “corresponde ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais a tarefa de aprofundar todos os elementos da nova cultura da mídia e ser orientador e guia para as Igrejas particulares que devem captar a importância da comunicação – ponto decisivo de todo plano pastoral”.

O Santo Padre citou as Instruções Pastorais "Communio et progressio" de Paulo VI e "Aetatis nova" do João Paulo II, dois "importantes documentos que favoreceram e promoveu na Igreja uma ampla sensibilização", sobre os temas ligados à comunicação.

Também recordou a encíclica "Redemptoris missio" de João Paulo II na qual afirmava que "o trabalho nestes meios não tem somente o objetivo de multiplicar o anúncio. Trata-se de um fato mais profundo porque a evangelização mesma da cultura moderna depende em grande parte de seu influxo. Não basta, pois, usá-los para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas sim convém integrar a mensagem mesma nesta ‘nova cultura’ criada pela comunicação moderna”.

O Papa se referiu deste modo à última Mensagem para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais, onde alentava "os responsáveis pelos processos de comunicação em todos os âmbitos, a promover uma cultura do respeito pela dignidade e o valor do ser humano, um diálogo enraizado na busca sincera da verdade, da amizade, capaz de desenvolver os dons de cada um para pô-los ao serviço da comunidade humana".

Finalmente, recordou o 50º aniversário da Filmoteca Vaticana fundada pelo Beato João XXIII, que possui um "rico patrimônio cultural pertencente a toda a humanidade", e convidou a prosseguir o recolhimento e catalogação de imagens "que documentam o caminho da cristandade, através do sugestivo testemunho da imagem".