Com ocasião do quarto centenário de sua morte, os Museus Vaticanos abrirão a amostra "Nas cimas da história. Matteo Ricci (1552-1610) entre Roma e Pequim" como comemoração ao missionário jesuíta que desenvolveu um modelo de evangelização da cultura sem precedentes.

A mostra, da qual é responsável Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos, se desenvolverá no Braccio de Carlomagno desde o próximo 30 outubro até o 24 janeiro de 2010. A exposição é organizada pelo Comitê para as celebrações do IV centenário do Padre Matteo Ricci, em colaboração com os Museus Vaticanos, a Cúria Geral da Companhia de Jesus e a Pontifícia Universidade Gregoriana.

Na apresentação da mostra intervieram o Bispo Claudio Giuliodori, de Macerata-Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia (Itália); Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos; Giovanni Morello, Presidente da  Fundação para os Bens e as Atividades Artísticas da Igreja; Adriano Ciaffi, Presidente do Comitê para as celebrações do IV centenário da morte do Padre Ricci, e o Padre Federico Lombardi, S.I, diretor do Escritório de Imprensa  da Santa Sé.

Dom Giuliodori explicou que a "extraordinária aventura missionária do Matteo Ricci lhe levou a construir pela primeira vez na história uma verdadeira ponte de diálogo e intercâmbio entre a Europa e China”.

“A exposição, além de render comemoração a este gigante da fé e da amizade entre os povos, quer brindar a todos a ocasião para aprofundar no conhecimento e confrontar-se com um modelo de evangelização da cultura e da inculturação do Evangelho, que em muitos aspectos, não tem iguais na história da humanidade”, indicou.