Em sua habitual catequese das quartas-feiras, o Papa Bento XVI fez uma recapitulação de fatos que no século XII, deram lugar ao renascimento da teologia latina, e afirmou que “o conhecimento só cresce quando ama a verdade”.

O Santo Padre destacou que "fé e razão, em diálogo recíproco, vibram de alegria quando ambas estão animadas pela busca da união íntima com Deus. A verdade se busca com humildade, acolhe-se com estupor e gratidão: em uma palavra, o conhecimento só cresce quando ama a verdade".

Em nota aparecida na edição em português da página da Rádio Vaticano, Bento XVI explica este período:

"Queridos irmãos e irmãs, no século XII, a partir dos mosteiros e das escolas junto das catedrais, desenvolveram-se dois modelos diferentes de teologia: a «teologia monástica» e a «teologia escolástica». A primeira foi desenvolvida pelos monges, devotados ouvintes e leitores orantes da Sagrada Escritura, que procuravam incentivar e nutrir o desejo amoroso de Deus. A teologia escolástica é obra de pessoas cultas, de mestres desejosos de mostrar o caráter razoável e o fundamento dos mistérios de Deus e do homem, que se devem acreditar com a fé, mas também compreender pela razão. Fé e razão, em recíproco diálogo, vibram de alegria quando ambas são animadas pela busca duma união cada vez mais íntima com Deus.

"Como a teologia monástica é escuta da Palavra de Deus, terá que desencardir o coração para acolhê-la, e sobre tudo, deve-se encher de ardor para encontrar ao Senhor. A teologia se converte portanto em meditação, oração, canto de louvor e impulsa a uma sincera conversão", explicou.

O Santo Padre sublinhou que "é importante reservar certo tempo cada dia à meditação da Bíblia, para que a Palavra de Deus seja abajur que ilumina nosso caminho cotidiano na terra".

Ao referir-se logo ao método da "teologia escolástica", o Papa assinalou que "não é fácil de ser compreendido pela mentalidade moderna. Nele era fundamental a quaestio, que consistia em um tema que tinham que confrontar" os professores e os alunos.

"A organização das ‘quaestiones’ levava a recopilação de síntese cada vez mais extensas, chamada as ‘summae’, que eram amplos tratados teológico-dogmáticos. A teologia escolástica tinha como objetivo apresentar a unidade e a harmonia da Revelação cristã com um método, chamado precisamente ‘escolástico’, que concede confiança à razão humana".

Finalmente, saudando os peregrinos de língua portuguesa o Pontífice expressou:

“Amados peregrinos do Porto e demais pessoas de língua portuguesa, sede bem-vindos! Uma saudação particular ao coro infanto-juvenil de Maringá e aos grupos paroquiais de Santa Cruz, em Belém, e de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro. Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade de Deus. Procurai iluminar o vosso caminho com a Palavra divina, ouvindo-a atentamente na Eucaristia do domingo e reservando alguns momentos em cada dia para a sua meditação. Sobre vós e vossas famílias, desça a minha bênção." Antes que o papa saudasse os fiéis de língua portuguesa, o coro infanto-juvenil de Maringá entoou a música "Aquarela do Brasil" na Praça S. Pedro, informou também a Rádio Vaticano.