Teve início hoje, 27, em Luziânia (GO), a 18ª Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), informou a web da CNBB (www.cnbb.org).
A nota da CNBB indica que missionários, lideranças indígenas, representantes de movimentos sociais e pesquisadores tratarão das principais questões que afetam os povos indígenas e discutirão a ação missionária do CIMI para os próximos dois anos. Com o tema "Paz e Terra para os povos indígenas", o evento debaterá a desterritorialização dos povos tradicionais no atual modelo de desenvolvimento.

Os líderes indígenas falarão sobre os impactos de grandes obras em terras indígenas, com destaque para as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau e para a transposição do rio São Francisco, assim como o impacto da hidrelétrica de Belo Monte (Pará) sobre os povos do Xingu, com a contribuição do presidente do CIMI e bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler.

Hoje à noite, será lançado o livro "Dom Erwin Krautler: memórias de luta e esperança", do assessor teológico do CIMI, padre Paulo Suess, sobre a vida do prelado em defesa da floresta e dos povos indígenas da Amazônia.